A Transparência e Integridade foi recebida na Missão Permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP, a convite do Embaixador Tito Mba Ada.
O encontro, ocorrido no passado dia 26 de agosto, em Lisboa, serviu para apresentar o projeto APROFORT, designadamente a implantação da Clínica Legal em Malabo, coordenada pela advogada María Jesús Bikene, e o Observatório de Direitos Humanos e Boa Governança.
Durante a reunião, a Diretora Executiva da TI-PT, Karina Carvalho, e o gerente do projeto, Lucas Olo, também falaram sobre a situação de ativistas e organizações da sociedade civil que trabalham na promoção dos Direitos Humanos e da Boa Governança na Guiné Equatorial, e os principais objetivos do projeto APROFORT:
- Abolição da pena de morte;
- Proteção de ativistas, organizações e grupos minoritários vulneráveis; e
- Maior cumprimentos dos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio e dos Direitos Humanos.
O APROFORT é um projeto que oferece apoio, proteção e fortalecimento às organizações da sociedade civil da Guiné Equatorial. Para o efeito, criou uma clínica jurídica em Malabo, que oferece assistência a ativistas dos Direitos Humanos, mulheres e raparigas e membros de grupos LGTBI em situações vulneráveis. O projeto é co-financiado pela União Europeia e implementado pela Transparência e Integridade (TI-Portugal).